domingo, 9 de janeiro de 2011

Lavagem

Ano novo, dias lindos. Mas encontrava-me com a sensação de que tudo continuava na mesma.

Os filhotes da minha cachorra brincavam felizes, aqueles bebezinhos - pensei nas crianças, na sua espontaneidade, na sua generosidade. Sentei na escada, os danados vieram até a mim. Mordiam minha calça, meu dedão do pé, minhas mãos, folientos subiam em meu colo. Era um dia de muito sol. Preparei a ração deles, dei-lhes de comer, pus roupa para lavar, recolhi as folhas de jornais espalhadas pela lavanderia, tirei do varal a roupa seca e comecei a lavar o quintal.

Joguei água, sabão, comecei a esfregar o chão. Espuma refletindo os raios quentes de uma tarde de janeiro. Muita cor. Eu lavando tudo que ficou para trás. A água limpava o chão e escorria para o ralo. Meu passado também escorrendo, indo embora com toda a sujeira do mundo: olhares perdidos, invejosos, raivosos, dissimulados, risadas cáusticas, nervosas, corridas desnecessárias, pensamentos rancorosos, preguiça em demasia. Via roupas mal lavadas, desalinhadas, fedidas voando pelos ares como pipas. Essas não entraram pelo ralo.

Dei adeus àqueles que foram embora, sem querer, na verdade, dar adeus. Eles acenaram um tchau, viraram as costas e sumiram pelos ares em um grande redemoinho.

Tutto è finito. Acabou.

Paz primordial. Ouvia agora "Échos" do CD "Amparo" com Lee Ritenour e Dave Grusin, enquanto olhava para os cachorrinhos que dormiam o sono dos cães celestiais.

Hoje o ano começou para mim.

Em tempo: Na sessão da zero hora de hoje, assisti ao "Além da Vida", de Clint Eastwood. Que dizer? Bem, concordo com Miguel Barbiere Júnior que fez uma resenha do filme, abaixo transcrita.

Aos 80 anos de idade, Clint Eastwood consegue superar em emoção e energia belos trabalhos anteriores como "Menina de Ouro" (2004) e "Gran Torino" (2008). O espiritismo e a morte, temas de seu novo drama, podem indicar um corpo estranho na extensa filmografia do cineasta. Não dá, contudo, para negar: em plena forma, o diretor deixa o espectador com o coração na mão ao narrar três comoventes histórias ambientadas em países diferentes, cujos protagonistas só se cruzam no finalzinho do filme. Extremamente hábil, Eastwood adapta o impecável roteiro de Peter Morgan, mesmo autor de "A Rainha". A trama tem início com o tsunami que atingiu a Ásia em 2004 — fruto de efeitos visuais arrebatadores. Lá, a jornalista francesa Marie (Cécile De France) morre por alguns segundos e, na volta a Paris, repensa sua vida e carreira após a breve jornada no além. Em Londres, os garotos Marcus e Jason (interpretados pelos fabulosos gêmeos Frankie e George McLaren), criados pela mãe drogada, estão prestes a separar por uma fatalidade. E, em São Francisco, o médium americano George Lonegan (Matt Damon) tenta se livrar da comunicação com os mortos evitando novos clientes. Estreou em 07/01/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário